Para um melhor entendimento, reuni as melhores definições de Bioquímica:
Bioquímica é a ciência e tecnologia que estuda e aplica a química da vida e os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos.
É a parte da Biologia que se preocupa com os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos.
Responsável pelo estudo das estruturas, da organização e das transformações moleculares que ocorrem na célula.
Estuda as reações químicas e biológicas dos organismos vivos.
Analisa as reações químicas que ocorrem nos seres vivos, bem como os compostos envolvidos nesses processos.
Definida como um estudo sistemático das biomoléculas, e dos fenômenos químicos e físico-químicos envolvidos, nos sistemas biológicos.
Agora que temos várias definições de Bioquímica, seguimos.
Introdução a Bioquímica
De maneira geral, a Bioquímica estuda estrutura molecular e função metabólica de biomoléculas, biopolímero e componentes celulares e virais, como proteínas, enzimas, carboidratos, lipídios, ácidos nucleicos (biologia molecular) entre outros.
Essas transformações configuram o que chamamos de metabolismo, que nada mais é do que as reações extremamente coordenadas que são fundamentais para garantir a sobrevivência, o crescimento e reprodução dos organismos vivos.
Os estudos bioquímicos permitem o entendimento de processos que garantem a sobrevivência dos seres vivos.
As reações químicas estudadas na bioquímica não são observadas a olho nu. Então, para o seu desenvolvimento é essencial o uso de microscópios. Atualmente, também são usadas ferramentas computacionais para uma melhor investigação.
Esses processos contam com síntese de biomoléculas, transporte de substância, produção de energia e eliminação de substâncias químicas.
Principais descobertas na Bioquímica
Entre as principais descobertas que merecem destaque, podemos citar a compreensão da estrutura do DNA (ácido desoxirribonucleico), o entendimento da importância do gene para a síntese de proteína, a determinação da estrutura das proteínas e a compreensão das vias metabólicas.
O entendimento desses processos foi, sem dúvida, fundamental para o desenvolvimento de várias áreas, tais como a biotecnologia, a medicina e a agricultura.
No campo da medicina, por exemplo, podemos destacar a importância dessa ciência no avanço da genética e no entendimento das doenças metabólicas, como diabetes, e até mesmo dos problemas degenerativos.
Já no campo da agricultura, o desenvolvimento de variedades transgênicas garantiu um maior sucesso nas lavouras.
Percebe-se, portanto, que a Bioquímica nada mais é do que o estudo da química envolvida em todos os seres vivos, sendo, portanto, fundamental para o entendimento dos processos que permitem a manutenção da vida e o desenvolvimento de técnicas que garantam uma melhor qualidade de vida para todos.
Vale destacar que, apesar do grande desenvolvimento da área, muito ainda deve ser estudado, sendo essencial o investimento constante nesse campo de estudos.
Bioquímica no Brasil
O bacharelado em bioquímica, no Brasil, foi criado em 2001, na Universidade Federal de Viçosa, visando a suprir a necessidade crescente de profissionais qualificados para atuar nas áreas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico das diversas áreas relacionadas com o curso.
Em moldes semelhantes, foi criado em 2008, o segundo curso de graduação em bioquímica do Brasil; a Universidade Federal de São João del Rei, implantou o curso em seu campus de expansão Centro-Oeste.
Em 2011, foi criado o terceiro curso de graduação em Bioquímica, da Universidade Estadual de Maringá.
Existe também na USP a graduação em química com ênfase em bioquímica.
No Brasil, não se deve confundir farmacêutico com o bioquímico, visto que um é profissional de saúde e outro é profissional da química da vida e da biotecnologia.
Por bastante tempo, os cursos de graduação em farmácia no Brasil denominaram-se Farmácia-Bioquímica, em errônea alusão à habilitação em análises clínicas.
Isto gerou na sociedade, e mesmo nos meios acadêmicos, a falsa noção de que bioquímica seria análises clínicas somente e seria sinônimo de farmácia, o que de fato não é verdadeiro.
Em 2014 foi criado o Movimento Bioquímica Brasil, com presença nas principais mídias sociais, site e canal de vídeo no principal agregador desta mídia, dedicados a divulgar o Bacharel em Bioquímica e a divulgar a ciência, tecnologia e inovação em Bioquímica.
Desde o início do movimento, a influência de conceitos-chave de empreendedorismo, responsabilidade individual, responsabilidade social, vivência no mercado de trabalho não acadêmico e união entre os cursos e bioquímicos se mostrou forte, resultando na consolidação do Bacharelado em Bioquímica no Brasil, como prova a simbologia aqui exposta.
Especializações
Citologia – Estuda todas as funções celulares, bem como seus componentes.
Hematologia – Dedica-se ao estudo do funcionamento e doenças do sangue, da medula e dos gânglios linfáticos.
Bioquímica clínica – Investiga materiais orgânicos, como sangue e urina, e mostra como suas alterações metabólicas desenvolvem doenças.
Bacteriologia clínica – Realiza diagnóstico de bactérias e infecções com objetivo de evitar surtos e epidemias.
Bromatologia e tecnologia alimentar – Realiza diagnóstico de bactérias e infecções com objetivo de evitar surtos e epidemias.
Áreas de atuação profissional
► Pesquisa acadêmica em universidades e instituições de pesquisa.
► Atividades técnicas em hospitais, laboratórios de análise e controle de qualidade, laboratórios farmacêuticos e farmácias de manipulação.
► Atividades técnicas na área de produção de alimentos.
► Indústrias e agroindústria.
Diferenças para outras profissões
Vista como um fim em si ou como uma ferramenta para diversas outras profissões:
Bioquímico: A Bioquímica é vista como um fim em si. Tem como foco o estudo da bioquímica pura e da bioquímica aplicada em diversos setores industriais e laboratoriais
Farmacêutico: A Bioquímica é ferramenta para este profissional da saúde, tanto para sua atuação no uso racional de medicamentos (atenção e assistência farmacêuticas; dispensação de medicamentos), quanto em sua atuação em análises clínicas.
Biológicas (Biologia/Biomedicina/Biotecnologia): A Bioquímica é ferramenta para estes profissionais nos ramos de análises clínicas e novas tecnologias.
Origem biológica (Medicina, Veterinária, Agronomia, Zootecnia, Odontologia, Nutrição etc..): Idem o item acima, é uma ferramenta
Profissões químicas (Engenharia química e derivados, Química, Engenharia de Alimentos): Idem acima., é uma ferramenta.
Gostou do post do Bioência?
Não deixe de compartilhar com seus colegas de estudos e/ou de profissão.
Siga nossas redes sociais:
Forte abraço! 😉
Referências
FIOCRUZ. O que é BIOQUÍMICA?. Disponível em <http://www.juventudect.fiocruz.br/>. Acesso em 08 de outubro de 2019.
PORTAL EDUCAÇÃO. O que é Bioquímica? Disponível em <https://www.portaleducacao.com.br/>. Acesso em 08 de outubro de 2019.
INFOESCOLA. Bioquímica. Disponível em <https://www.infoescola.com/>. Acesso em 08 de outubro de 2019.
TODA MATÉRIA. Bioquímica. Disponível em <https://www.todamateria.com.br/>. Acesso em 08 de outubro de 2019.
BRASIL ESCOLA. Bioquímica. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/>. Acesso em 08 de outubro de 2019.
Wikipédia. Bioquímica. Disponível em <https://pt.wikipedia.org/>. Acesso em 08 de outubro de 2019.