A família Boidae compreende as serpentes não peçonhentas. Podem ser encontradas nas Américas, África, Europa, Ásia e em algumas ilhas do Oceano Pacífico.
As serpentes desta família tornaram-se as mais populares entre as pessoas, sendo que algumas espécies são mantidas como pets. Não possuem veneno e são classificadas quanto à dentição como áglifas (sem presas especializadas), seus dentes servem somente para segurar a presa.
Possuem fossetas labiais que funcionam como termorreceptores, formando imagens de infravermelhos para perceber e localizar a presa. Localizam-se tanto na porção superior ou inferior das escamas labiais. Podemos citar como exemplo de serpentes desta família a jibóia, sucuri, salamanta, etc.
Alguns pensam que as píton também fazem parte dessa família, o que não é verdade, pois elas pertencem a família Pythonidae.
Estas serpentes matam a presa por constrição (pressão feita com o corpo quando se enrola em sua presa causando asfixia e parada cardíaca), possuem dentição áglifa (não há dentes inoculadores de veneno), quatro fileiras na parte superior (duas no lado esquerdo e duas no lado direito) e duas fileiras na parte inferior (uma de cada lado), dentes afiados que ajudam a segurar a presa.
Geralmente, evitam contato com humanos, e quando isto ocorre, algumas emitem um som originado pelo ar expirado dos pulmões (por exemplo, as jiboias), mas podem também dar botes defensivos.
CLASSIFICAÇÃO DO BOIDAE
– Reino Animalia
— Chordata
— Reptilia
—- Squamata
—– Boidae
CARACTERÍSTICAS
Seu corpo é alongado roliço e ligeiramente comprimido nas laterais. Sua cor é camuflada e confunde-se com o ambiente. São serpentes de médio a grande porte e podem medir até 4 metros de comprimento.
Sua reprodução é ovípara. A gestação dura de 127 a 249 dias e nascem entre novembro e fevereiro. Produz de 8 a 50 filhotes por ninhada
São animais carnívoros, mas quase não gastam energia, podendo ficar vários dias sem comer. São considerados animais pacíficos, pois não são venenosas e não atacam o homem.
As jibóias vivem aproximadamente 20 anos.
TAXONOMIA BOIDAE
Nesta família existem 11 gêneros:
- Acrantophis
- Boa (jiboia)
- Candoia
- Corallus
- Epicrates
- Eunectes (sucuri)
- Sanzinia
- Calabaria
- Charina
- Eryx
- Lichanura
ALIMENTAÇÃO
Nutricionalmente eles se alimentam principalmente de roedores, mas alguns, naturalmente, também com lagartos ou pássaros.
LEGISLAÇÃO
A família do Boidae está protegido pela Convenção de Washington e da CITES. A maioria pertence ao anexo A ou B.
Siga nossa instagram: @bioencia.
Curta nossa fanpage: @bioencia.
Siga nosso Twitter: @bioencia.
← voltar a página inicial.