A celulose é um carboidrato do tipo polissacarídeo abundante nos vegetais e por isso, comum na natureza. Ela consiste até 50% da composição da madeira.
É formada por monômeros de glicose, entre 15 a 15.000, unidos por ligações glicosídicas. Assim, a celulose é um polímero de glicose.
A fórmula química é C6H10O5.
É um polímero de estrutura linear e estabelece ligações de hidrogênio entre os grupos hidroxilas presentes. Nas células, as moléculas de celulose se arranjam em forma de feixes de fibras.
Os humanos não conseguem digerir a celulose, essa capacidade é apresentada apenas por algumas espécies de bactérias, fungos e animais ruminantes.
É sintetizada na membrana plasmática das células vegetais, em complexos proteicos com a presença da enzima celulose-sintase.
FUNÇÕES DA CELULOSE
A celulose é o principal componente da parede celular das células vegetais, o que confere rigidez para as plantas.
Industrialmente, é processada para produção de papéis e fibras. Ela também pode sofrer outros tipos de modificações e servir para a elaboração de plásticos.
A produção de papel a partir da celulose é uma importante atividade econômica no Brasil.
Devido a qualidade das fibras presentes na madeira, as principais espécies vegetais utilizadas para extração de celulose são o eucalipto e o pinheiro (Pinus). Para garantir a exploração dessas espécies, existem muitas florestas plantadas para servir de matéria prima na produção do papel.
PRODUÇÃO DE POLPA
A polpa de celulose é obtida industrialmente a partir da madeira de árvores como o pinho, o eucalipto ou o abeto, e em menor proporção de plantas herbáceas com grande quantidade de celulose no talo, como a cana-de-açúcar, diversas gramíneas e juncos, e é usada pelas indústrias de papel e papelão ou pelas indústrias químicas, que convertem essa polpa (ou algodão) em celulóide (antigamente usado para filmes cinematográficos), explosivos, celofane, acetato de celulose, carboximetilcelulose (lubrificantes e emulsificantes) e outros .
O processo para obtenção de polpa de é usado principalmente para fabricação de papel e papelão. A matéria-prima (troncos ou talos herbáceos) deve ser limpa e descascada e depois submetida à trituração mecânica em máquinas de lâminas múltiplas. O material triturado pode sofrer diferentes tratamentos para separar a lignina — substância que une as fibras. Pode ser batida com água quente (processo mecânico), ou tratada com soda cáustica a quente (processo soda), ou com bissulfito de cálcio (processo ácido), ou com sulfeto de sódio (processo Kraft). Posteriormente, o produto é lavado, depurado e embranquecido. Conforme o tipo de árvore, obtém-se fibra curta ou de fibra longa. Essa característica torna o papel resultante mais absorvente ou mais resistente, respectivamente.
Siga nossa instagram: @bioencia.
Curta nossa página no Facebook: @bioencia.
Assine nosso canal no Telegram: @bioencia.
Achei bacana essa parte da produção de polpa.
Obrigado!
O que é polissacarídeo?
Polissacarídeos, ou glicanos, são carboidratos que, por hidrólise, originam uma grande quantidade de monossacarídeos.
Lucas, obrigado por colaborar com a comunidade. #gratidão
São polímeros naturais. Por exemplo, a celulose é um polímero da glicose: n glicose → Celulose + (n-1) H2O.
Gosto é assim!