A clorofila é um grupo de pigmentos fotossintéticos presente nos cloroplastos (organelas presentes nas células das plantas e algas, rico em clorofila), responsável pela coloração verde das plantas.
Sempre foi dito que os vegetais e legumes são importantes para uma vida saudável e trazem muitos benefícios quando incorporados na nossa alimentação. Mas os vegetais e legumes de cor verde apresentam uma característica em comum, eles contêm clorofila.
CARACTERÍSTICAS DA CLOROFILA
Sua estrutura molecular é semelhante a da hemoglobina (proteína responsável pela coloração do sangue, que contém ferro e transporta oxigênio pelo organismo através dos glóbulos vermelhos), a diferença é que a hemoglobina possui ferro ao invés de magnésio.
No interior das células vegetais, a clorofila encontra-se dentro de cloroplastos cercados por densos corpos de protoplasma (substância albuminoide que compõe a parte ativa e viva da célula).
A intensa cor verde da se deve a sua enorme capacidade de absorver a luz através das regiões azuis e vermelhas do espectro eletromagnético; é por conta destas absorções, a luz que ela reflete e transmite é o verde que percebemos.
Devido a sua tendência de mascarar a presença das cores de outras substâncias, como por exemplo, os carotenoides (pigmento vermelho ou amarelo encontrado em plantas e animais), a cor predominante nas plantas é o verde.
Conforme a quantidade presente nas plantas diminui, as outras cores começam a aparecer. Este efeito torna-se bastante perceptível durante o outono, época do ano em que as folhas das árvores mudam de cor.
Uma outra característica importantíssima, é a sua capacidade transformar a energia da luz solar em energia química, isso se dá através do processo de fotossíntese, no qual, a energia absorvida pela clorofila transforma dióxido de carbono e água em carboidratos e oxigênio.
ESTRUTURA DA CLOROFILA
É uma molécula pertencente à classe das porfirinas. Ela se destaca pela presença de quatro anéis pirrólicos e um anel isocíclico, que são ligados entre si por pontes metilênicas. No interior da molécula, existe um átomo de magnésio coordenado aos anéis.
TIPOS
É um grupo de pigmentos existente em diferentes espécies de organismos. Existem três tipos básicos: clorofila a, b e c, além da bacterioclorofila e clorofila clorobium. Veja a seguir algumas das características principais dessas clorofilas:
- Clorofila a: Esse tipo está presente em cianobactérias e em todos os eucariontes capazes de realizar fotossíntese. Ela é formada por um íon de magnésio ligado a um anel de porfina contendo nitrogênio, no qual está presa uma cadeia hidrocarbônica. Nos vegetais, esse pigmento representa 75% dos pigmentos presentes.
- Clorofila b: Essa está presente em plantas, algas pertencentes ao grupo das euglenófitas e algas verdes. Diferentemente da clorofila a, a clorofila b atua na fotossíntese como um pigmento acessório, garantindo uma ampliação da faixa de luz que pode ser usada nesse processo.
- Clorofila c: Essa é encontrada em algas pardas e diatomáceas. Ela atua como um substituinte da clorofila b.
- Bacterioclorofila: Pigmento encontrado em bactérias purpúreas.
- Clorofila clorobium: Pigmento encontrado em bactérias verdes sulfurosas.
CURIOSIDADE: O termo clorofila foi proposto em 1818, por Pelletier e Caventou, para nomear a substância de coloração verde que sai das folhas após tratamento com álcool.
Siga nossa Instagram: @bioencia.
Curta nossa página no Facebook: @bioencia.
Siga nosso Twitter: @bioencia.
Assine nosso canal no Telegram: @bioencia.
REFERÊNCIAS
Amabis, J. M. & Martho, G. R. 2006. Fundamentos da Biologia Moderna: Volume único. 4ª Ed. Editora Moderna: São Paulo, 839 p.
Berg, J. M.; Tymoczko, J. L.; Stryer, L. 2002. Biochemistry. 5th edition. New York: W H Freeman; Section 19.2, Light Absorption by Chlorophyll Induces Electron Transfer. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK22535/
Raven, P. H.; Evert, R. F.; Eichorn, S. E. 2007. Biologia vegetal. 7a ed. Editora Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 830 p.
Sites: