Para iniciar sem enrolação, separei para você algumas definições de Fisiologia diferentes na escrita para o seu melhor entendimento.
Pode parecer repetitivo, mas tenho certeza que irá aprender.
Segue:
A Fisiologia é a ciência que se ocupa do funcionamento do organismo. Estuda como os organismos, sistemas orgânicos, órgãos, células e biomoléculas executam as funções químicas e físicas.
Biologia que estuda o funcionamento dos organismos vivos.
Área da Biologia que estuda o funcionamento do corpo dos seres vivos, as funções de cada estrutura, bem como a importância delas para a sobrevivência.
É uma área de estudo da biologia responsável em analisar o funcionamento físico, orgânico, mecânico e bioquímico dos seres vivos.
Estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, bem como dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos.
Estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos.
É o ramo da Biologia dedicado à compreensão do funcionamento de um organismo, sendo responsável por desvendar todos os processos físicos e químicos envolvidos na manutenção da vida.
Em resumo, para mim a melhor definição e a mais simples:
Fisiologia é a ciência que estuda o funcionamento do organismo, compreendendo todos os processos físico-químicos e orgânicos dos seres vivos.
INTRODUÇÃO
Estudar a fisiologia dos seres vivos é extremamente importante, pois não basta saber, por exemplo, quais são os órgãos que compõem um organismo, é fundamental compreender todo o seu funcionamento e as atividades desenvolvidas por cada uma dessas estruturas.
Para compreender é necessário ter conhecimento básico de várias áreas da Biologia, tais como Anatomia, Morfologia, Biologia Celular, Bioquímica, Ecologia e Biofísica. Isso se faz necessário, pois todas essas áreas estão interligadas, e o funcionamento de um organismo está relacionado com processos que ocorrem em vários níveis de organização.
Se estuda o funcionamento dos sistemas celulares e orgânicos (nervoso, muscular, endócrino, cardiovascular, respiratório, digestório e urinário), bem como suas interações entre si e com o meio ambiente.
De forma geral, a fisiologia aborda assuntos relacionados à nutrição, circulação, respiração, excreção, aos sistemas de integração aos movimentos corporais, suporte e movimentos corporais, controle imunitário e reprodução, ao logo da história evolutiva.
O estudo da fisiologia é subdividido em fisiologia animal e fisiologia vegetal. Ainda existe a “fisiologia bacteriana”, no entanto não possui tanto destaque quanto os outros ramos de análise.
HISTÓRIA DA FISIOLOGIA
O estudo da fisiologia iniciou-se na Grécia por volta de 2500 anos atrás. O termo fisiologia é oriundo das palavras gregas phýsis e logos, que, juntas, significam literalmente “conhecimento da natureza”.
O termo “fisiologia” foi cunhado pelo médico francês Jean François Fernel (Fernelius 1497-1558) para descrever o estudo das funções corporais.
Cláudio Galeno (129-200 d.C.), médico conhecido por tratar gladiadores, realizou diversos trabalhos com animais e seguia uma doutrina conhecida como “quatro humores”. Essa doutrina partia da ideia de que o corpo era formado por quatro diferentes fluidos: sangue, fleuma, bile amarela e bile negra. Segundo esse médico, o coração, o fígado e o cérebro eram os principais órgãos do corpo humano.
Outra figura que merece destaque é Andreas Versalius (1514-1564), que publicou, em 1543, a obra intitulada De Humani Corporis Fabrica. Esse trabalho ficou conhecido como um grande marco tanto no estudo da anatomia como para a fisiologia moderna.
Outro estudo que merece destaque é o de William Harvey (1578-1657). Ele propôs a teoria de que o sangue circulava por todo o organismo graças ao bombeamento garantido pelo coração. Até esse momento, a teoria mais aceita afirmava que o sangue era constantemente produzido, e não que ele circulava pelo corpo. O trabalho de Harvey, sem dúvidas, foi fundamental para a compreensão de diversos outros processos fisiológicos.
O maior avanço dessa área da Biologia aconteceu, no entanto, ao longo do século XIX, em especial na Alemanha e na França. Nessa época, houve o entendimento da teoria celular e o desenvolvimento da fisiologia experimental. Nesse último caso, devemos destacar os trabalhos de Claude Bernard, que é considerado o pai da fisiologia experimental contemporânea e destacava a importância da experimentação.
Com os avanços tecnológicos, essa área continua a crescer e muitos processos ainda serão entendidos.
FISIOLOGIA HUMANA
Preocupa-se com o entendimento do funcionamento do corpo humano, integrando, desse modo, conhecimentos químicos, físicos e, é claro, anatômicos. Essa área estuda desde as células até os sistemas que compõem o corpo. Dentre os processos estudados nessa área, podemos citar a digestão, a excreção, a circulação e a respiração.
Quando compreendemos a fisiologia humana, entendemos o funcionamento correto do organismo e, com isso, torna-se mais fácil entender alterações nesse funcionamento e criar métodos que façam com que o corpo retorne ao equilíbrio. Podemos concluir, portanto, que essa área é extremamente importante no campo da medicina.
Leia também o texto Corpo humano para aprender mais sobre as células, tecidos, órgãos e sistemas que formam o nosso organismo.
FISIOLOGIA VEGETAL
A fisiologia vegetal é a parte da Botânica que estuda todos os processos que ocorrem em um vegetal, permitindo, desse modo, o entendimento de como as plantas funcionam. Nessa área são analisados todos os eventos químicos e físicos que ocorrem na planta e garantem seu crescimento e desenvolvimento.
Dentre os fenômenos estudados na fisiologia vegetal, podemos destacar a fotossíntese, respiração, ação dos hormônios vegetais, movimento de água e nutrientes pelo corpo da planta e os movimentos vegetais.
HOMEOSTASE
A homeostase é intimamente relacionada com a fisiologia. É definida como a capacidade do organismo em manter o seu ambiente interno em condição estável, tanto em ritmo, como em composição química.
Garante um estado de independência relativa do organismo em relação às oscilações do ambiente externo. Com isso, o organismo pode realizar suas funções celulares, teciduais e dos sistemas, no momento, local, intensidade e duração adequados.
Um exemplo de homeostase no organismo humano é o controle da temperatura corporal. Em condições normais, a temperatura é por volta de 37º C, garantindo que as funções do organismo ocorram normalmente.
Porém, um aumento da temperatura pode provocar alterações no funcionamento de algumas atividades metabólicas. Assim, o corpo produz suor na tentativa de resfriar e retornar a temperatura adequada.
ÁREAS DA FISIOLOGIA
A fisiologia tem várias especializações independentes:
A eletrofisiologia ocupa-se dos fluxos de elétrons no funcionamento dos nervos e músculos e do desenvolvimento de instrumentos para a sua medida;
A neurofisiologia estuda a fisiologia do sistema nervoso;
A fisiologia celular ou biologia celular trata do funcionamento das células individuais;
A ecofisiologia tenta compreender como os aspectos fisiológicos afetam a ecologia dos seres vivos e vice-versa;
A fisiologia do exercício estuda os efeitos do exercício físico no organismo, em especial no homem.
ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
- Pesquisa acadêmica em universidades
- Atendimento médico a pacientes com problemas de ordem fisiológica
- Acompanhamento médico de atletas
- São estudados pela fisiologia:
- Respiração
- Circulação
- Reprodução
- Regulação hormonal
- Digestão
- Metabolismo
- Coagulação sanguínea
- Imunidade
- Equilíbrio hidro-eletrolítico
- Regulação da temperatura
PROGRAMA MULTICÊNTRICO
Programa em nível de mestrado e doutorado é credenciado pela CAPES com conceito 4 e iniciou suas atividades em Março de 2009. Este Programa é coordenado pela Sociedade Brasileira de Fisiologia e tem como o principal objetivo promover o fortalecimento e a expansão da Pós-Graduação em Fisiologia no Brasil.
Para saber mais, acesse o SBFis – Sociedade Brasileira de Fisiologia.
Gostou do post do Bioência?
Não deixe de compartilhar com seus colegas de estudos e/ou de profissão.
Siga nossas redes sociais:
Forte abraço! 😉
REFERÊNCIAS
- Sites: The Free Dictionary
- Fiocruz