Os seres vivos diferem da matéria bruta porque são constituídos de células. Os vírus são seres que não possuem células, mas são capazes de se reproduzir e sofrer alterações no seu material genético. Esse é um dos motivos pelos quais ainda se discute se eles são ou não seres vivos.
A célula é a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas. Por essa razão, afirmamos que é a unidade estrutural dos seres vivos. A célula – isolada ou junto com outras células – forma todo o ser vivo ou parte dele. Além disso, ela tem todo o “material” necessário para realizar as funções de um ser vivo, como nutrição, produção de energia e reprodução.
Cada célula do nosso corpo tem uma função específica. Mas todas desempenham uma atividade “comunitária”, trabalhando de maneira integrada com as demais células do corpo. É como se o nosso organismo fosse uma imensa sociedade de células, que cooperam umas com as outras, dividindo o trabalho entre si. Juntas, elas garantem a execução das inúmeras tarefas responsáveis pela manutenção da vida.
As células que formam o organismo da maioria dos seres vivos apresentam uma membrana envolvendo o seu núcleo, por isso, são chamadas de células eucariotas. A célula eucariota é constituída de membrana celular, citoplasma e núcleo.
ESTRUTURA DAS CÉLULAS
A células que formam o organismo de muitos dos seres vivos apresentam uma membrana envolvendo seu núcleo, por isso são chamadas de células eucariotas. A célula eucariota é constituída de membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
Diferente das células eucariotas, a célula procariota não possui membrana nuclear nem estruturas membranosas no seu interior.
Membrana plasmática ou membrana celular – é uma espécie de película que envolve e protege a célula.
Possui permeabilidade seletiva, ou seja, ela regula a entrada e a saída de substâncias na célula. Através dela a célula recebe oxigênio e nutrientes e elimina gás carbônico e outras substâncias.
Na célula vegetal, além da membrana celular existe ainda, mais externamente, a parede celular, formada de celulose.
O citoplasma – é a parte da célula que fica entre a membrana celular e o núcleo. É constituído por um material gelatinoso chamado hialoplasma.
É formado por água, sais minerais, proteínas e açúcares. No hialoplasma, encontram-se várias organelas, que são estruturas responsáveis por diversas atividades da célula, tais como: nutrição e respiração da célula, além do armazenamento de substâncias. Em conjunto, elas são responsáveis pela manutenção da vida.
Entre as organelas destacam-se:
- Mitocôndrias – é a usina energética das células. Realizam a respiração celular e liberam a energia de que a célula necessita para as suas atividades;
- Ribossomos – fabricam as proteínas nas células. Organelas fundamentais ao crescimento a à regeneração celular;
- Retículo endoplasmático – rede de canais e reentrâncias onde circulam proteínas, gorduras, sais etc;
- complexo golgiense – formado por pequenas bolsas achatadas. Produz certos “açúcares”, modifica e armazena proteínas e outras substâncias. Também
- Produz os lisossomos;
- Lisossomos – realizam a digestão dentro da célula;
- Centríolos – pequenas estruturas cilíndricas que participam da divisão da célula;
- Vacúolos – vesículas – pequenas bolsas que armazenam ou transportam enzimas, água etc.
- Cloroplastos – organelas presentes apenas em células vegetais, responsáveis pela fotossíntese.
O núcleo – é a central de comando das atividades celulares. Em geral situa-se no centro da célula. É envolvido por uma membrana nuclear ou carioteca.
No interior do núcleo estão os cromossomos,que guardam o material genético da célula (DNA). Os cromossomos ficam mergulhados na cariolinfa ou suco nuclear – material gelatinoso que preenche o espaço dentro do núcleo.
TEORIA CELULAR
A teoria celular baseia-se na hipótese de que todo organismo vivo possui células. Essa teoria é sustentada por três pilares:
Todos os seres vivos são constituídos por células, sendo estas, portanto, a unidade morfológica dos organismos vivos;
As células realizam importantes atividades em seu interior e, por isso, são as unidades funcionais dos seres vivos;
Uma célula é formada apenas a partir de outra célula preexistente.
Assim sendo, utilizando essa teoria como base, podemos dizer que a célula é a menor unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
Estrutura básica de uma célula e sua classificação
É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Essa informação, no entanto, é incorreta quando analisamos alguns tipos de células. Todas as células possuem membrana plasmática e citoplasma, mas o núcleo é estrutura ausente em células procariontes. Nesse tipo celular, o material genético está disperso no citoplasma.
Assim sendo, analisando a estrutura básica de uma célula, podemos classificá-la em procarionte e eucarionte. Procariontes são aquelas que não possuem um núcleo definido envolto por membranas. Já a célula eucarionte apresenta um núcleo delimitado pelo envoltório nuclear, possuindo, portanto, uma proteção ao seu material genético.
Siga nossa instagram: @bioencia.
Curta nossa página no Facebook: @bioencia.
Assine nosso canal no Telegram: @bioencia.