Antes de mais nada é importante conceituar Gametogênese. Vamos as definições mais encontradas:
A gametogênese é o processo de produção dos gametas. A produção de gametas masculinos é denominada espermatogênese, e a produção de gametas femininos é denominada ovogênese.
A gametogênese é o processo no qual se formam os gametas masculinos e femininos, células que se fundem no processo de fecundação e garantem nossa reprodução.
A gametogênese é o processo por meio do qual os gametas são produzidos. Enquanto a gametogênese masculina ocorre nos testículos, a gametogênese feminina ocorre nos ovários.
Gametogênese é o processo pelo qual os gametas são produzidos nos organismos dotados de reprodução sexuada. Nos animais, a gametogênese acontece nas gônadas, órgãos que também produzem os hormônios sexuais, que determinam as características que diferenciam os machos das fêmeas.
Gametogênese é o processo de divisão e diferenciação de células precursoras haploides ou diploides em gametas haploides.
Gametogênese é o processo de formação e desenvolvimento das células germinativas especializadas, os gametas, que ocorre em organismos dotados de reprodução sexuada. Nos animais, a gametogênese acontece nas gônadas, órgãos que também produzem os hormônios sexuais, que determinam as características que diferenciam os machos das fêmeas.
Dados as diferentes definições, que são a mesma coisa, seguiremos:
Introdução à Gametogênese
Gametogênese é o processo de formação de gametas que ocorre em organismos geralmente dotados de reprodução sexuada.
O processo de divisão importante para a produção de gametas (células haploides) é a meiose, pois esta reduz à metade a quantidade de cromossomos das células.
A gametogênese masculina é chamada de espermatogênese e a feminina de ovogênese ou ovulogênese.
Tanto a espermatogênese quanto a ovogênese envolvem processos de mitose e meiose (processos de divisão celular).
Primeiro estudaremos uma introdução a Mitose e a Meiose, em seguida veremos bastante coisa sobre Espermatogênese Ovogênese.
Mitose e Meiose na Gametogênese
Para um bom entendimento sobre Gametogênese, é fundamental compreender o processo de Mitose e Meiose e como cada uma delas funcionam.
Mitose e meiose fazem parte do desenvolvimento de reprodução celular que ocorrem nos seres vivos. Elas criam células que servirão para os mais diferentes objetivos biológicos. Na mitose, as células são idênticas a sua célula mãe. Já na meiose, quatro células-filhas são criadas com metade do material genético vindo da célula-mãe.
Mitose
Mitose é um método em que as células eucarióticas têm seus cromossomos divididos entre duas células menores.
Os seres vivos eucariontes, entre eles o ser humano, realizam a mitose de forma contínua, desde o nascimento até a morte.
Esse processo acontece dentro das células somáticas, ou seja, aquelas responsáveis pela formação de tecidos e órgãos nos organismos multicelulares, entre eles os tecidos do corpo humano e os órgãos do corpo humano. Deste modo, a mitose é importante para:
- O crescimento e regeneração de tecidos;
- A cicatrização;
- A formação de gametas em vegetais;
- As divisões do zigoto durante o desenvolvimento embrionário.
A mitose tem quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
Meiose
Meiose o processo de divisão celular que acontece na formação dos gametas, o qual reduz o número de cromossomos. Dessa forma, uma célula-mãe diploide consegue originar 4 células-filhas haploides.
Na formação dos gametas acontece um tipo de divisão celular. O número de cromossomo nas células-filhas é reduzido pela metade.
O processo acontece a partir de duas etapas de divisões consecutivas, gerando quatro células:
Meiose I: etapa de redução – o número de cromossomos diminui pela metade;
Meiose II: etapa equacional – o número de cromossomos nas células que se dividem é mantido nas células formadas.
A meiose ocorre quando as células entram em fase de reprodução, meio fundamental para que os gametas e esporos sejam formados e para a divisão do zigoto.
Espermatogênese e Ovogênese na Gametogênese
A espermatogênese é o método que leva à formação dos espermatozoides. Este processo ocorre no interior dos testículos, nos chamados tubos seminíferos, e inicia-se na puberdade, influenciado pelo hormônio testosterona.
Já a Ovogênese é o processo de produção de gametas femininos, inicia-se ainda durante a vida uterina e leva à formação do ovócito maduro (óvulo). Ocorre no interior dos ovários e demora anos para se completar. Os ovócitos imaturos iniciam seu desenvolvimento ainda na fase embrionária, porém seu completo desenvolvimento ocorre apenas na puberdade, quando o ovócito secundário é liberado (ovulação).
Diferenças entre espermatogênese e ovogênese:
Existem três diferenças básicas entre os processos de espermatogênese e ovogênese. Veja na tabela abaixo:
Espermatogênese
- Os quatro produtos da meiose formam gametas maduros;
- A produção dos gametas maduros ocorre a partir da puberdade e segue durante toda a vida adulta;
- A produção dos gametas maduros acontece em sequência contínua.
Ovogênese
- O processo de citocinese é desigual e ao final formará apenas uma grande célula. As outras, menores e denominadas corpúsculos polares, degeneram-se;
- A produção de gametas maduros encerra-se na menopausa, ou seja, por volta dos 50 anos;
- A produção do gameta maduro apresenta uma sequência com grandes períodos de interrupções.
REFERÊNCIAS
SILVA. Cleo. “O Que É Gametogênese?”. Descomplica, 2020. Disponível em: https://descomplica.com.br/blog/materiais-de-estudo/biologia/o-que-e-gametogenese/. Acesso em 18 de novembro de 2020.
Moore KL, Persaud TVN. Embriologia clínica. 8a ed. Rio de Janeiro (RJ): Elsevier; 2008.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. “Gametogênese”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/gametogenese.htm. Acesso em 18 de novembro de 2020.
Sem autor. “A fecundação humana - o que é mitose e meiose?”. Hemocentro de Ribeirão Preto FMRP-USP. Disponível em: http://ead.hemocentro.fmrp.usp.br/joomla/index.php/programa/adote-um-cientista/134-a-fecundacao-no-homem. Acesso em 18 de novembro de 2020.
O’Rahilly R, Müller F. Embriologia & teratologia humanas. 3a ed. Rio de Janeiro (RJ): Guanabara Koogan; 2005.
SANTOS, Helivania Sardinha dos. “Gametogênese: o que é, tipos e exercícios”; Biologia Net. Disponível em: https://www.biologianet.com/embriologia-reproducao-humana/gametogenese.htm. Acesso em 18 de novembro de 2020.
Schoenwolf GC, Bleyl SB, Brauer PR, Francis-West PH. Larsen’s human embryology. 4th ed. Philadelphia: Churchill & Livingston; 2008.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. “Gametogênese”; Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/gametogenese.htm. Acesso em 18 de novembro de 2020.
"Gametogênese" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 18/11/2020 às 22:53. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia2/nucleo15.php. Acesso em 18 de novembro de 2020.
MORAES, Paula Louredo. “Gametogênese, a formação dos gametas”; Prepara Enem. Disponível em: https://www.preparaenem.com/biologia/gametogenese.htm. Acesso em 18 de novembro de 2020.
Moore KL, Persaud TVN. The developing human: clinically oriented embryology. 7th ed. Philadelphia: WB Saunders; 2003.
Sem autor. “Mitose e meiose: tudo sobre os processos de divisão celular”; Stoodi. Disponível em: https://www.stoodi.com.br/blog/biologia/mitose-e-meiose/. Acesso em 18 de novembro de 2020.
Gostou do post do Bioência?
Não deixe de compartilhar com seus colegas de estudos e/ou de profissão.
Siga nossas redes sociais:
Forte abraço! 😉
Será muito bom compartilhar com meus colegas.
Compartilhe sim!
Grato e continue aproveitando nossos conteúdos.